Hepatite: causas, sintomas e tratamento.

Pancreatite: sintomas e tratamentos.
21/08/2018
Como deve ser sua vida depois da bariátrica
25/10/2018

Hepatite: causas, sintomas e tratamento.

A hepatite é uma doença séria que causa a degeneração do fígado e diversos efeitos nocivos. As causas são muitas, existindo até vacinas para alguns de seus tipos e importantes maneiras de prevenção. Conheça a hepatite, seus sinais, causas e como realizar um tratamento eficiente.

Causas da hepatite

Existem diversos fatores que levam ao surgimento das hepatites. Entre eles, os mais comuns são vírus e abuso de álcool ou medicamentos. O álcool, por exemplo, transforma-se em ácidos prejudiciais às células hepáticas depois de ser metabolizado pelo organismo. Após anos abusando a substância, o órgão passa a sofrer uma perda de suas funções, formando uma cirrose que mais tarde pode se desenvolver na doença.

A hepatite é dividida nos tipos:

• Hepatite A: transmitida por um vírus que pode ser adquirido através de água e alimentos contaminados ou relações sexuais;
  • HepatiteB: transmitida por uma versão do vírus que é adquirido através do contato com os fluidos de uma pessoa doente. Boa parte dos casos acontece por compartilhamento de seringas e objetos pessoais cortantes ou por via sexual;
  • Hepatite C: também é transmitida por fluidos corporais e relações sexuais sem a proteção adequada;
  • Hepatite alcoólica: causada pelo abuso de bebidas alcoólicas;
  • Hepatite medicamentosa: causada pelo uso de certos medicamentos;
  • Hepatite autoimune: acontece quando o sistema imunológico começa a produzir células que atacam as células do fígado.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o tipo de hepatite, sendo que, muitas vezes, os pacientes com a doença dos tipos virais podem permanecer assintomáticos durante muito tempo. Estima-se que o vírus da hepatite A fique encubado durante 10 a 50 dias, ou seja, algumas pessoas passam mais de um mês sem apresentar sintoma algum. A hepatite B pode permanecer oculta por anos até transformar-se num quadro crônico da doença ou causar câncer de fígado e cirrose.

Pacientes que têm sintomas costumam reclamar de:

• Febre;
  • Náusea e vômito;
  • Icterícia;
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Fezes esbranquiçadas.
A hepatite alcoólica é bastante similar aos outros tipos, porém, em casos mais avançados, o indivíduo também apresenta convulsões, acúmulo de fluídos no abdômen, insuficiência hepática e renal.
Tratamento
O tratamento muda de acordo com a causa da hepatite. No caso de hepatite A, o paciente deve permanecer em repouso durante a fase aguda da doença, para, posteriormente, tratar seus sintomas. Nos tipos B e C é possível usar medicamentos antivirais. Boa parte dos casos podem ser curados, porém, algumas vezes a hepatite desenvolve-se para uma forma crônica da doença. Caso o fígado esteja ameaçado é possível precisar de transplante do órgão.
A melhor maneira de evitar tais complicações é através da prevenção da hepatite. Para isso, é importante não abusar de álcool e medicamentos, evitar compartilhar seringas e outros objetos pessoais cortantes, além de sempre realizar relações sexuais com métodos de proteção de barreira, como os preservativos.