Seu gastroenterologista belém dá a dica: comer devagar é uma das melhores formas de evitar ganho excessivo de peso e diabetes.

Saiba como prevenir-se da obesidade e seus riscos
Até 2025 serão 700 milhões de obesos no mundo. Previna-se para não fazer parte dessa estatística.
05/12/2019
helder-ikegami-obesidade-cirurgias-bypass-e-sleeve
Cirurgia bariátrica bypass e sleeve e as comorbidades associadas à obesidade.
23/04/2020
Exibir tudo

Seu gastroenterologista belém dá a dica: comer devagar é uma das melhores formas de evitar ganho excessivo de peso e diabetes.

as-consequencias-ruins-de-comer-rapido

Entenda como as refeições aceleradas prejudicam sua digestão.

Você é daqueles que come em 10 minutos no almoço para poder descansar mais depois? Tome cuidado, porque comer rápido demais é um dos hábitos que podem prejudicar muito a sua digestão, sua saúde e até fazer você ganhar peso! Quer entender exatamente por que esse é um hábito que deveria ser evitado? Separamos informações detalhadas para você. Continue lendo para entender!

Comer rápido realmente engorda?

Algumas mães já nos alertavam desde crianças: não coma rápido, pode fazer mal! Elas estavam muito certas, mesmo que não tivessem certeza do motivo. Um estudo realizado no Reino Unido reuniu um grupo de mulheres obesas para observar o que acontece quando elas comiam rapidamente. Inicialmente elas precisavam comer em 10 minutos, depois fazer a refeição em 40 minutos. 

Mas meia hora não significa nada, será que fez tanta diferença na refeição das mulheres que participaram do estudo? Com certeza! Ao comer a refeição em 40 minutos elas tiveram maior gasto energético. Isso pode ser justificado pela quantidade de garfadas e pela mastigação ao longo do período. Mesmo que a queima de calorias durante a alimentação seja baixa, ela pode ajudar na perda de peso a longo prazo. 

Além disso, comer mais devagar também aumentou a sensação de saciedade ao fim da refeição para quem se alimentou em 40 minutos. Ou seja, se você está fazendo dieta e não quer passar fome para evitar as tentações o ideal seria comer devagar. Mas como fazer isso? É o que vamos desvendar no próximo tópico. 

Comer mais lentamente é ter um estilo de vida mais saudável

Quer aproveitar os benefícios de fazer uma refeição mais longa e até perder peso no processo? Comece com a mastigação. Boa parte das pessoas mastiga cerca de 6 vezes antes de engolir qualquer alimento. Além de deixar sua alimentação muito mais rápida esse hábito prejudica a digestão, já que o processo começa na boca com enzimas que existem na saliva essenciais na digestão de substâncias, como o amido. O ideal seria mastigar de 30 a 50 vezes, mas se você conseguir chegar a pelo menos 20 mastigadas já está bom. 

Outra dica importante é focar na comida. Quem aqui come em frente à televisão ou enquanto confere as novidades nas redes sociais? Esse é um erro comum que pode até fazer a refeição durar mais, mas não aumenta a qualidade da alimentação. Falta de foco diminui a sensação de saciedade após a refeição. Ou seja, você acaba com fome novamente em pouco tempo e certamente vai acabar beliscando alguma coisa fora de hora, o que prejudica a perda de peso. 

8 dicas para comer mais devagar

Mesmo depois de saber dos benefícios de fazer uma refeição mais lenta você talvez tenha dificuldade em seguir essa orientação. Não tem problema, trouxemos algumas dicas que são certeiras para quem quer comer mais devagar!

1. Comece a comer pela salada e tente incluir nela vegetais crus, como cenoura e beterraba. Por serem mais duros eles forçam a mastigar mais e demorar mais. Como resultado, quando você chegar no prato principal já se sentirá mais satisfeito; 

2. Após cada garfada descanse o garfo e a faca ao lado do prato. Assim você será forçado a dar uma pausa em uma bocada e outra, tendo mais tempo para mastigar; 

3. Use garfos menores ou hashi. Por comportarem menos comida esses tipos de talheres evitam que você consuma uma quantidade grande de alimentos de uma vez para acabar logo com a refeição; 

4. Prefira os alimentos mais sólidos e duros, principalmente enquanto ainda está se adaptando à mudança; 

5. Prepare a mesa. Esse cuidado antes da refeição faz que todos tenham mais vontade de ficar sentados à mesa e também ajuda a apreciar melhor a refeição; 

6. Tente comer com outras pessoas para deixar o momento mais prazeroso. Além disso, o papo também tende a deixar as garfadas mais espaçadas, dando mais tempo para mastigar; 

7. Planeje as refeições e evite comer “no caminho”, tente reservar pelo menos 20 minutos do dia para comer; 

8. Não deixe a comida cortada em pedaços ou cubos muito pequenos e evite batê-la no liquidificador. Os tamanhos devem ser adequados para mastigar. 

Coloque cada uma dessas dicas em prática para colher os benefícios de uma alimentação mais lenta e saudável. E consulte sempre um gastro belém. 

Os comentários estão encerrados.