Reganho de peso. Posso fazer cirurgia bariátrica novamente?

Como deve ser sua vida depois da bariátrica
25/10/2018
Cirurgia bariátrica: indicada para 21 doenças associadas à obesidade.
10/12/2018

Reganho de peso. Posso fazer cirurgia bariátrica novamente?

Pesquisas estimam que cerca de 10% a 15% dos pacientes que passam por cirurgia bariátrica voltem a ganhar peso nos anos seguintes. O problema do reganho de peso pode ter várias soluções, incluindo uma 2ª bariátrica. Entenda melhor como isso acontece e qual é o procedimento cirúrgico recomendado.
Por que alguém volta a ganhar peso depois da bariátrica?
Após a cirurgia bariátrica os resultados vem através de uma colaboração entre equipe médica e paciente. Durante boa parte do tempo após o procedimento, o indivíduo precisa do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que avalia seu estado físico e psicológico e orienta para conseguir a melhor perda de peso possível. Apesar de todos esses cuidados, alguns ainda têm dificuldade de perder e manter o novo peso.
Em alguns casos, problemas preexistentes são descobertos e colocam todos os resultados a perder. Em outros, mais comumente, é a falta de adaptação ao novo estilo de vida que causa o reganho de peso. Mesmo depois do período mais restrito da dieta, é preciso manter uma alimentação balanceada. Quem cede à compulsão alimentar ou começa a comer da forma errada corre o risco de ter todo o peso perdido de volta.
O que fazer depois do reganho de peso?
A primeira opção que um paciente tem quando percebe que está recuperando o peso perdido é adotar uma melhor dieta e se exercitar. Essa seria a forma mais lógica de controlar o peso e evitar perder todos os resultados da bariátrica. Mas muitos não conseguem. Em alguns casos complicações pós-operatórias ou doenças descobertas posteriormente, como o hipotiroidismo, impedem a perda de massa gorda com os métodos mais tradicionais.
Será que não existem mais opções para esses pacientes a não ser conviver com o peso outra vez? Não! Ainda existe a opção de realizar a 2ª cirurgia bariátrica por sleeve.
A 2ª bariátrica é segura?
Contanto que não exista nenhuma contraindicação de saúde, a 2ª cirurgia bariátrica tem um alto índice de segurança. O método por sleeve utiliza um grampeamento do estômago formando um tubo gástrico com capacidade para cerca de 150 ml a 200 ml. A perda de peso ocorre porque um menor volume do estômago ajuda a garantir a saciedade muito mais cedo. Além disso, o procedimento envolve o ressecamento de parte do estômago, que é responsável por produzir grelina, o hormônio que causa fome. Portanto, nenhum caso é sem esperança. Existem chances de voltar a emagrecer com a 2ª bariátrica e atingir uma qualidade de vida muito melhor. Para ter certeza que o procedimento é indicado para você converse com um cirurgião especializado.