Como deve ser sua vida depois da bariátrica

Hepatite: causas, sintomas e tratamento.
14/09/2018
Reganho de peso. Posso fazer cirurgia bariátrica novamente?
31/10/2018
Exibir tudo

Como deve ser sua vida depois da bariátrica

Depois da bariátrica o corpo passa por uma grande perda de peso, que permite o paciente alcançar seus objetivos. Isso significa que ao realizar o procedimento ele está mais perto de uma melhor qualidade de vida, saúde e até de alcançar o corpo que sempre quis. Mas isso não acontece como um passe de mágica assim que o procedimento termina. Na verdade, o próprio paciente tem participação ativa nesse processo. Entenda como deve ser a vida após a cirurgia para garantir os melhores resultados.
Hábitos alimentares
A maioria das pessoas que considera a solução da bariátrica sabe que após o procedimento cirúrgico precisa passar por um período de drástica adaptação. No início o estômago precisa de tempo para sua cicatrização e para e acostumar ao novo tamanho. Por isso, a dieta líquida é o primeiro passo para a mudança. O que muitos esquecem é que, mesmo depois que a dieta mais restrita, ainda é necessário continuar comendo bem.
O nutricionista que acompanha o paciente que realizou bariátrica dá orientações bastante claras a respeito da dieta que a pessoa precisa manter. Quando o indivíduo já é capaz de comer praticamente tudo, mesmo que em pequenas quantidades, chega o momento de lutar contra a compulsão alimentar. É essencial evitar comer massas e doces em excesso ou qualquer alimento extremamente calórico. Respeite as orientações do nutricionista para conseguir uma boa reeducação alimentar e poder evitar o ganho de peso após a cirurgia.
Acompanhamento psicológico
Realizar a cirurgia bariátrica significa passar por uma grande mudança num período curto de tempo. Em um ano o paciente está com sua imagem corporal completamente diferente e pode ter problemas de aceitação. Além disso, muitos descobrem que a cirurgia não resolve todos os problemas que pensavam que ela resolveria, mais especificamente problemas sociais ou de relacionamentos. É exatamente por isso que quem realiza a cirurgia precisa de acompanhamento psicológico por tempo indeterminado. Apesar disso, muitos ignoram essa necessidade e sequer chegam a marcar consulta com o psicológico. Além de ensinar a pessoa a lidar com as mudanças no seu corpo e imagem, o psicólogo ainda ajuda a trabalhar as compulsões alimentares.
Atividades físicas
Mesmo depois de perder peso é preciso manter a prática de atividades físicas? Com certeza. Nos primeiros meses após a cirurgia o exercício serve para melhorar a recuperação e impedir a perda de massa magra. Como o corpo está perdendo peso rápido, ele pode queimar músculo ao invés de gordura, o que traria problemas, como dor lombar. Por isso, o paciente deve adotar uma atividade moderada a leve.
Caminhadas, natação e hidroginástica, por exemplo, são excelentes. Elas podem ser moderadas o bastante para que mesmo pessoas sedentárias possam praticá-las e ainda melhoram o sistema cardiorrespiratório. Aos poucos, o paciente pode adotar atividades mais intensas, como a musculação.
Quer realmente mudar de vida? A bariátrica é uma opção para isso, mas também depende da atitude do paciente e sua capacidade de moldar seus hábitos de vida.

Os comentários estão encerrados.