Cirurgia bariátrica: indicada para 21 doenças associadas à obesidade.

Reganho de peso. Posso fazer cirurgia bariátrica novamente?
31/10/2018
Síndrome do Intestino Irritável (SII): conheça os fatores de risco, tratamentos e como conviver com ela
03/01/2019

Cirurgia bariátrica: indicada para 21 doenças associadas à obesidade.

A cirurgia bariátrica é voltada para pacientes obesos que desejam obter mudança na qualidade de vida, mas não conseguiram bons resultados com outros tratamentos. Apesar do que alguns pensam, o procedimento vai muito além dos objetivos estéticos da perda de peso, como é reconhecido pelo próprio Conselho Federal de Medicina (CFM). O CFM recentemente atualizou as regras para recomendação da cirurgia, aumentando ainda mais o número de comorbidades que podem levar à indicação.

Doenças que podem conseguir tratamento com a obesidade

Nas novas diretrizes publicadas pelo CFM, existem mais de 20 comorbidades que, quando combinadas com obesidade, podem ser tratadas com a bariátrica. Anteriormente, o conselho só reconhecia as seguintes doenças como justificativa para indicação da operação para alguns pacientes:

Diabetes tipo 2;
Apneia do sono;
Hipertensão arterial;
Dislipidemia;
Doença coronária;
Osteoartrite.
Essa lista foi mantida e diversas outras patologias foram adicionadas. Entre elas encontram-se doenças, como refluxo, infertilidade, depressão, asma grave e hérnia de disco. A lista tem como objetivo incluir doenças que têm a obesidade como fator de risco ou agravante. Portanto, se um paciente é portador de um problema de saúde cujos sintomas pioram por causa do sobrepeso, ele se torna elegível para o procedimento.

Outras exigências para recomendação da bariátrica

O CFM exige que pacientes elegíveis para a bariátrica tenham IMC entre 35 e 40 kg/m2. Aqueles que estão com 40 de IMC não precisam ter comorbidade alguma para conseguirem a cirurgia, já quem está abaixo ainda deve ter uma ou mais das 21 doenças encontradas na lista. Além disso, quem está procurando a operação deve ter tentado tratamentos clínicos por 2 anos sem sucesso.
Para adolescentes as exigências são diferenciadas. Só podem realizar a cirurgia os adolescentes que tem entre 16 e 18 anos, as operações para indivíduos abaixo dos 16 ainda são consideradas experimentais. Um adolescente que deseje ser elegível para a bariátrica precisa realizar uma pesquisa de risco/benefício, ter um pediatra na equipe multidisciplinar e realizar exames para comprovar a consolidação do crescimento ósseo.

A nova resolução do CFM só comprova os benefícios da cirurgia bariátrica para indivíduos com sobrepeso. Ela pode trazer uma verdadeira mudança de vida para o paciente, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças. Quer saber mais sobre a operação e seus benefícios? Faça uma avaliação com um médico especializado, que pode explicar mais sobre as peculiaridades de cada caso.