Cirurgia bariátrica bypass e sleeve e as comorbidades associadas à obesidade.

as-consequencias-ruins-de-comer-rapido
Seu gastroenterologista belém dá a dica: comer devagar é uma das melhores formas de evitar ganho excessivo de peso e diabetes.
24/01/2020
Exibir tudo

Cirurgia bariátrica bypass e sleeve e as comorbidades associadas à obesidade.

helder-ikegami-obesidade-cirurgias-bypass-e-sleeve

Entenda as diferenças e aplicações de cada uma das cirurgias

A obesidade já é considerada uma epidemia mundial. No Brasil e no mundo as pessoas estão ficando mais gordas e o grande problema não é o excesso de gordura, são as doenças que podem surgir junto a este. A realidade é que a obesidade é uma condição que aumenta as chances de desenvolver diversos tipos de comorbidades, desde apneia do sono até vários tipos de câncer. Entenda exatamente o que são essas doenças e como elas podem ser evitadas ou tratadas pela cirurgia bariátrica bypass e sleeve e quais as vantagens da cirurgia bariátrica

helder-ikegami-medico-atendendo-paciente-com-obesidade


Quais as doenças relacionadas à obesidade ou e qual sua relação com a cirurgia bariátrica bypass e sleeve?

O corpo obeso não apresenta somente o problema do excesso de peso, mas também inúmeras outras doenças que podem surgir como consequência. Elas são conhecidas como comorbidades. Indivíduos obesos possuem maior probabilidade de desenvolverem problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e muitos outros. 

A lista de comorbidades é grande e só tem aumentando com as pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto, incluindo: 

  • Hipertensão arterial sistêmica; 
  • Diabetes tipo 2; 
  • Cardiopatias; 
  • Insuficiência cardíaca; 
  • Síndrome de hipoventilação pulmonar; 
  • Câncer; 
  • Insuficiência venosa periférica; 
  • Incontinência urinária de esforço; 
  • Hérnias de parede abdominal; 
  • Apneia obstrutiva do sono; 
  • Artropatias; 
  • Outros. 

Percebeu como a quantidade de doenças relacionadas à obesidade é grande? Para que o indivíduo obeso tenha boa qualidade de vida e consiga tratar das comorbidades recomenda-se a perda de peso. Entre os muitos métodos utilizados, a cirurgia bariátrica bypass e sleeve têm conseguido excelentes resultados, como veremos mais à frente. 

helder-ikegami-obeso-medindo-sua-cintura

Como o excesso de peso agrava doenças crônicas?

Um dos maiores problemas causados pela obesidade é a síndrome metabólica. A condição surge em pessoas com sobrepeso e traz uma série de fatores que aumentam o risco de problemas cardíacos e metabólicos, como o acúmulo de gordura abdominal, elevação da pressão arterial, glicemia de jejum e redução dos níveis de colesterol HDL, o colesterol “bom”. 

O aumento do IMC (índice de massa corporal) é o maior fator de risco para desenvolvimento da síndrome metabólica. O aumento de massa corporal em obesos também gera problemas gastrointestinais, problemas respiratórios e aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de câncer. Todas as patologias causadas pelo excesso de gordura e peso podem ser reversíveis ou tratadas com a perda de peso usando os métodos que explicaremos a seguir. 

Cirurgia bariátrica bypass e sleeve são opção de tratamento

Indivíduos obesos costumam ter dificuldade para perda de peso, mesmo através de dietas e atividades físicas. Nesse caso é recomendado utilizar a cirurgia bariátrica, que possui excelentes resultados para a perda rápida de peso. O procedimento diminui a capacidade do estômago, impedindo que o paciente consiga ingerir grandes quantidades de alimento e diminuindo também a absorção de nutrientes. Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião, nutricionista e educador físico o paciente consegue perder peso rapidamente e de maneira saudável. 

Além de ajudar na perda de peso, a cirurgia bariátrica sleeve ou bypass também contribui para o controle de doenças associadas à obesidade, como hipertensão arterial e diabetes tipo 2, que diminuem sua gravidade significativamente após a perda de peso. Outras condições, como o acúmulo de gordura no fígado, podem até ser curadas através da perda de peso. Por isso, é importante buscar um especialista para discutir as opções de bariátrica disponíveis para tratamento da obesidade. A cirurgia pode ser uma excelente solução e evitar outras complicações. 

Os comentários estão encerrados.