Se você está pensando em perder peso, seu gastroenterologista avisa: fique longe desses alimentos.

Intolerância à lactose? Procure um gastroenterologista em belem
04/04/2019
Intussuscepção em adultos. Seu gastroenterologista em belem recomenda saber mais sobre ela.
07/06/2019
Exibir tudo

Se você está pensando em perder peso, seu gastroenterologista avisa: fique longe desses alimentos.

Mesmo quem se imagina consciente a respeito da alimentação pode estar enchendo o prato de fatores de risco para a obesidade. Sabemos que muitas das comidas que gostamos, como doces, sorvetes e frituras, não são saudáveis e aumentam o risco de ganhar peso. Por isso, quem está em busca de um novo estilo de vida e perda de peso precisa tomar cuidado especial com a alimentação.

Separamos alguns alimentos bastante populares que podem estar fazendo você engordar sem perceber. Confira todos eles e comece a eliminá-los da dieta para alcançar uma vida mais saudável.

Carne processada

Ela está presente em lanches e na mesa de boa parte dos brasileiros. As carnes processadas incluem linguiças, salsichas, hambúrgueres, presunto, bacon e outros embutidos. Algumas pessoas imaginam que só de consumir a versão light ou feita de frango ou peito de peru dessas carnes consegue manter-se na dieta e não ganhar peso.

No entanto, elas estão enganadas. As carnes processadas são muito prejudiciais para a dieta e para o organismo. Uma pesquisa feita na Europa mostrou que quem consome esses produtos tem 50% mais chance de desenvolver problemas cardíacos e câncer.

Salgadinhos industrializados

As crianças amam salgadinhos e não poderia ser diferente. Esses alimentos, que geralmente são feitos de derivados de milho extremamente processados, possuem tudo para deixá-los com gosto agradável. Por isso, eles são cheios de corantes, aromatizantes e conservantes, tornando-os algo irresistível para o paladar, mas nutricionalmente vazios. Os salgadinhos engordam muito, porque são uma bomba calórica que não possui nenhum outro nutriente benéfico para quem o ingere.

Além disso, eles elevam a pressão arterial, aumentando o risco de ter hipertensão, e aumentam a glicemia no sangue. Se você costuma usar salgadinhos como um lanche rápido no trabalho ou durante os estudos está na hora de substituí-los.

Molhos industrializados

Quando alguém está tentando adotar uma alimentação saudável logo começa a encher o prato de saladas. Essa atitude está certíssima, mas algumas pessoas a combinam com um novo hábito prejudicial: começam a comer salada com molhos industrializados. O gosto pode ser bom, mas o conteúdo nutricional não chega perto de ser adequado. Eles são ricos em açúcar e sódio para deixar o sabor mais agradável, além de serem cheios de conservantes. O mesmo vale para molhos usados para carnes e condimentos, como ketchup e molho barbecue.

Pipoca de cinema

Quando fazemos a pipoca em casa em uma panela com pouco óleo ela é um lanche bastante saudável e com baixa quantidade de calorias. No entanto, a realidade no cinema é outra. A fritura muda o valor nutricional do alimento que, além de tudo, chega cheio de manteiga ou açúcar nas mãos do consumidor. Ou seja, se quiser fazer um lanchinho no cinema leve algo mais saudável de casa, como bolachas integrais.

Quem deseja perder peso ou somente melhorar a saúde precisa evitar esses alimentos. Existem maneiras de comer algo saudável sem precisar ingerir muito sódio ou açúcar, basta procurar melhores opções.

Os comentários estão encerrados.