Intussuscepção em adultos. Seu gastroenterologista em belem recomenda saber mais sobre ela.

Se você está pensando em perder peso, seu gastroenterologista avisa: fique longe desses alimentos.
22/04/2019
Fique atento a alguns hábitos que podem prejudicar, muito, a sua digestão.
12/08/2019

Os problemas do intestino são, em geral, condições que geram fortes desconfortos e podem desenvolver-se para quadros graves. Por isso, um gastroenterologista deve ser consultado sempre que surgem sintomas relacionados a ele. A intussuscepção do intestino não é exceção, como você verá no artigo a seguir.

O que é intussuscepção em adultos?

A doença acontece quando parte do intestino desliza para dentro da outra. Apesar de ser mais comum em crianças, casos em adultos também acontecem e são igualmente graves. Na população adulta a intussuscepção costuma ser resultado de um pólipo, tumor ou inflamação. Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica também estão mais sujeitas a esse acontecimento.

Sintomas da intussuscepção

Pacientes que sofrem com intussuscepção do intestino podem sentir uma variedade de sintomas. O principal é a dor aguda que se desenvolve ao longo do tempo. A dor característica da doença pode durar de 10 a 20 minutos. Outros sintomas incluem:

• Vômitos;
  • Barriga inchada;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Sangue ou muco nas fezes.
A grande dificuldade de diagnóstico da invaginação intestinal que ocorre em adultos são seus sintomas parecidos com outras doenças intestinais comuns, como gastroenterite. Por isso, é importante buscar um gastroenterologista que possa recomendar os exames adequados para confirmar o diagnóstico.
Diagnóstico e tratamento
Somente os sintomas de dor aguda, que aparece por algum tempo e depois desaparece, dificilmente traz um diagnóstico conclusivo. Por isso, o médico recomenda diversos tipos de exames para confirmar o quadro, como raio-X, ecografia ou tomografia. Os exames são utilizados para descartar outras possibilidades de problemas e finalmente chegar à conclusão da intussuscepção intestinal.
Após ter um diagnóstico claro, o tratamento deve começar rapidamente. O paciente recebe soro diretamente na veia e tem líquidos do estômago extraídos para diminuir a pressão exercida sobre o intestino. Em adultos, a melhor forma de tratamento é a cirurgia.