Obesidade em adolescentes: seu gastroenterologista em belem mostra várias formas de prevenir.

Obstrução Intestinal: entenda o que é e como pode ser tratado este problema.
23/09/2019
Saiba como prevenir-se da obesidade e seus riscos
Até 2025 serão 700 milhões de obesos no mundo. Previna-se para não fazer parte dessa estatística.
05/12/2019
Exibir tudo

Obesidade em adolescentes: seu gastroenterologista em belem mostra várias formas de prevenir.

Como prevenir a obesidade em adolescentes

Entenda como a obesidade é provocada e como pode ser evitada.

Os dados sobre obesidade na infância e na adolescência são preocupantes. De acordo com informações do Ministério da Saúde, boa parte das crianças possui maior risco de tornar-se obesa na idade adulta e desenvolver, precocemente, as doenças que a obesidade pode causar. O ideal é evitar o quadro de obesidade, mas como fazer isso? Seu gastroenterologista belem traz algumas dicas essenciais!

Para conseguir prevenir é importante compreender como adolescentes se tornam obesos. O fator genético é parte importante do processo, já que filhos de pais obesos têm mais chance de desenvolver o problema. No entanto, existem outros fatores que são ainda mais importantes. 


O que causa obesidade na adolescência?

A alimentação de crianças da geração atual é uma das grandes culpadas pelo surgimento da obesidade na adolescência. Fast foods e comidas industrializadas ricas em gorduras e açúcares são de fácil acesso e qualquer criança pode consumi-las várias vezes ao dia. Dentro das próprias escolas é muito fácil conseguir lanches gordurosos combinados com bebidas açucaradas, como sucos industrializados e refrigerantes. 

Essa alimentação inadequada é combinada à falta de horário para realizar refeições e uma tendência cada vez maior de ser um adolescente sedentário. Enquanto as gerações passadas brincavam correndo na rua ou nos pátios da escola, as atuais preferem jogos e aparelhos portáteis. Assim, surge o cenário perfeito para a obesidade na adolescência. 

Como prevenir obesidade na adolescência?

A melhor forma de prevenir obesidade na adolescência é adotar um estilo de vida mais saudável. No entanto, é importante lembrar que adolescentes são facilmente influenciáveis pelo grupo, por isso precisam de todo apoio possível da família e dos pais. Além de impor esse novo estilo de vida ao jovem é importante servir de exemplo, adotando as práticas saudáveis em conjunto. Confira as principais dicas que separamos para você:

– Melhorar a alimentação

Comer na escola pode parecer prático, mas é uma armadilha muito bem escondida. Quando o jovem tem dinheiro para lanchar na escola ele raramente escolhe opções saudáveis, optando por tudo que for mais gostoso, ou seja, geralmente salgados, doces e outros. Mas, sempre que possível fique longe desses alimentos.

Comece a mudança preparando lanches saudáveis e saborosos em casa, que o adolescente possa levar para a escola. Quem estuda em período integral também pode precisar de uma marmita para evitar a tentação de fast foods e outros tipos de comidas prejudiciais. 

Quando ele estiver em casa, evite oferecer comidas industrializadas ou lanches cheios de açúcar e gorduras. Compre uma variedade de frutas, cereais e produtos integrais que, além de mais saudáveis, também aumentam a sensação de saciedade e evitam que o jovem coma em excesso. 

– Manter rotina alimentar

Comer em qualquer horário pode fazer com que o adolescente engorde com mais facilidade e também crie vontade por lanchinhos feitos de comidas rápidas, como bolachas e salgadinhos, no meio do dia. Para evitar isso é importante estabelecer e seguir uma rotina alimentar adequada. 

Crie e siga horários para as principais refeições do dia, sempre tentando fazê-las junto do adolescente, para conseguir servir de exemplo para uma alimentação saudável. Além das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) também defina horários para lanches. O ideal é ter cerca de seis refeições diárias. 

– Praticar atividades físicas

Combater o sedentarismo também é importante para quem quer prevenir a obesidade na adolescência. Estimule a prática de atividades físicas dentro e fora da escola. A prática de esportes é excelente para a saúde do jovem e também o auxilia a desenvolver psicológica e socialmente. 

Adotando todas essas mudanças de estilo de vida fica mais fácil prevenir a obesidade na adolescência. No caso de adolescentes já obesos essas mudanças também devem ocorrer, mas sempre com orientação médica para evitar problemas de saúde mais graves.

Os comentários estão encerrados.