A obesidade já é considerada como um problema de saúde pública. De acordo com dados da OMS, até 2025 existirão 700 milhões de obesos no mundo. O Brasil não escapa da tendência: 19,8% da população pode ser considerada obesa. Mas por que a condição do sobrepeso é um problema tão grande? Confira algumas informações adicionais sobre esse mal que afeta o Brasil e o mundo.
A mudança nos hábitos dos brasileiros é uma das grandes culpadas pelo crescimento assustador da obesidade. O sedentarismo está se tornando cada vez mais normal e, quando aliado a uma dieta altamente calórica e cheia de gorduras e açúcares causa o sobrepeso.
Além disso, ainda existem fatores psicológicos e genéticos que podem causar a síndrome metabólica. Combinando todos esses problemas ao crescimento da obesidade infantil, que aumenta as probabilidades de uma pessoa tornar-se obesa também na idade adulta, formou-se o cenário perfeito para que a condição se espalhe.
A obesidade causa problemas em todos os níveis da vida do indivíduo. Psicologicamente ela prejudica a autoestima, tornando-se um fator de risco para condições, como ansiedade e depressão. A má percepção da imagem corporal também estimula a pessoa a ser menos sociável e participar com menor frequência de atividades em grupo, como esportes, retroalimentando o ciclo da obesidade.
O organismo também sofre com o excesso de peso. O metabolismo e o sistema hormonal do corpo ficam desregulados. Assim, aumentam as chances de desenvolver doenças como a hepatite e condições crônicas, como diabetes. Pacientes também desenvolvem infecções e inflamações com maior facilidade, ficando expostos a quadros de pancreatite e doenças similares.
Condições graves, como esteatose hepática, também estão relacionadas ao excesso de peso. A doença em questão pode exigir cirurgia e até transplante de fígado quando não tratada adequadamente.
Pode parecer simples controlar o peso. Basta alimentar-se bem e praticar atividades físicas rotineiramente, não é mesmo? Na realidade, é bem mais complicado. Pessoas que desejam evitar o aumento de peso ou reverter o quadro devem alterar completamente seu estilo de vida.
A dieta precisa ser balanceada e variada. Além de evitar o consumo exagerado de fast food, alimentos industrializados, gordurosos e cheios de açúcar, também é importante incluir vegetais, verduras e carnes magras. Dê preferência para alimentos que não foram processados e não possuem adição de sódio ou açúcar.
As atividades físicas para evitar o ganho de peso precisam sempre estar relacionadas à dieta, caso contrário não terão efeito satisfatório.