O refluxo gastroesofágico é uma condição que atinge o músculo entre o estômago e o esôfago. A função dessa musculatura é se abrir para deixar passar os alimentos até o estômago e se fechar para evitar que os conteúdos do estômago retornem. Em pacientes com refluxo, essa válvula chamada “esfíncter” falha, seja por fraqueza do músculo ou por seu relaxamento, fazendo com que o conteúdo do estômago retorne até o esôfago. Junto dos restos de alimentos vai o suco gástrico do estômago, uma mistura de ácidos responsáveis pela digestão. Como resultado, o paciente sente uma série de sintomas de desconforto e dores.
O principal sinal do refluxo é uma sensação de queimação após comer, a dor pode se espalhar até a região da garganta. O paciente também pode apresentar:
● Regurgitação;
● Gosto ruim ou ácido na boca;
● Tosse;
● Náusea;
● Dificuldade para engolir.
A maioria dos sintomas surge entre 20 minutos e 30 minutos após a refeição. Não muito tempo depois de comer, eles desaparecem. Por isso, muitos pacientes deixam de buscar ajuda médica antes que o quadro se agrave.
A principal causa de casos de refluxo gastroesofágico é a hérnia de hiato. A hérnia é uma projeção de parte do estômago para dentro do tórax, isso acontece através de uma abertura no diafragma que permite a passagem do esôfago. A hérnia de hiato dificulta o fechamento do estômago pelo esfíncter e facilita o retorno de seus conteúdos para o esôfago. Ou seja, o refluxo é simplesmente um sinal da hérnia. Para diagnosticar o problema o médico deve realizar uma análise dos sintomas relacionados ao refluxo e também pedir alguns exames. Os principais exames para diagnóstico são a endoscopia e a tomografia computadorizada.
As pessoas mais afetadas pela hérnia de hiato são os obesos e idosos. Isso acontece por causa da pressão exercida sobre o estômago que é capaz de causar a hérnia. Outra possibilidade é a fraqueza do músculo diafragma que leva ao aumento da cavidade de passagem do esôfago.
Para conseguir tratar a longo prazo o refluxo gastroesofágico é preciso tratar suas causas, no caso, a hérnia. Esse tratamento acontece através do uso de medicamentos que aliviam os sintomas e diminuem a volta de conteúdo do estômago. Geralmente são recomendados medicamentos para azia para diminuir a dor.
Dependendo da gravidade do caso também é necessário realizar cirurgia para resolver a hérnia de hiato. A cirurgia tem como objetivo diminuir o orifício do diafragma por onde passa o esôfago e construir uma nova válvula para impedir o refluxo. Ela é uma maneira eficiente de aliviar os sintomas e também evitar o retorno do problema.
Pacientes que desenvolveram a hérnia de hiato por causa da obesidade também devem buscar perda de peso como medida de prevenção. É possível que o médico recomende reeducação alimentar para aliviar as dores e sintomas relacionados ao refluxo gastroesofágico. Para ter certeza sobre o tratamento correto, visite um médico de confiança. Só ele é capaz de realizar o diagnóstico e tratamento correto do refluxo.
Dúvidas? Coloque suas perguntas nos comentários ou mande por e-mail para nós, que responderemos assim que possível.