Qual a melhor dieta para evitar o refluxo?

Como deve ser a alimentação de quem tem bolsa de colostomia
11/01/2019
Conheça os riscos do consumo exagerado de fast food para o sistema digestivo com estas dicas de gastro belem
14/03/2019
Exibir tudo

Qual a melhor dieta para evitar o refluxo?

Muita gente já chegou na casa dos parentes para jantar com uma pequena reserva de antiácidos na bolsa. Eles já sabem que depois de exagerar um pouco na comida o estômago vai reclamar com azia, queimação e dor abdominal. No entanto, usar técnicas caseiras ou remédios sem orientação médica para resolver o problema não adianta muito. O ideal é procurar um especialista para ajudar no tratamento do refluxo e adotar algumas mudanças de hábito importantes, sendo que uma delas é a alteração da dieta. Dê uma olhadinha numa possível dieta que pode te ajudar a combater os sintomas do refluxo.

Como acontece o refluxo gastroesofágico?

Ao se alimentar, a comida desce pelo tubo gástrico até o estômago. Em situações normais, o conteúdo do estômago é impedido de retornar pela ação da gravidade e de músculos, porém algumas pessoas sofrem com o retorno do alimento que está no órgão para o esôfago. Junto da comida, voltam também ácidos para digestão que causam a sensação de queimação, dor e azia.

O refluxo é extremamente comum, atingindo cerca de 12% da população, ou seja, cerca de 20 milhões de brasileiros. Felizmente, mudanças na alimentação ajudam a aliviar os sintomas, como você logo verá.

O que a ciência fala sobre a relação entre refluxo e dieta?

De acordo com o site Saúde, pesquisadores americanos tentaram mostrar que a dieta realmente influencia no refluxo. Eles utilizaram uma dieta baseada na dieta mediterrânea para tratar pacientes na pesquisa, enquanto outro grupo recebia o tratamento tradicional com medicamentos.

62% dos pacientes que realizaram a mudança de dieta conseguiram melhora nos sintomas, enquanto 54% do grupo de controle conseguiu o mesmo. Portanto, a dieta parece ter resultados positivos para quem sofre do problema. Obviamente, isso não significa que é possível dar adeus aos remédios e investir somente em alimentação saudável, pois os medicamentos continuam sendo parte importante do tratamento.

O que comer para tratar o refluxo?

Quem deseja evitar os sintomas do refluxo gastroesofágico precisa ser cauteloso com a alimentação. Basicamente, é necessário evitar alimentos com muita proteína de origem animal, como carnes e peixes, e dar preferência a vegetais. Assim, o estômago produz menos pepsina, uma enzima para digerir proteínas que também causa irritação no esôfago em casos de refluxo. Os vegetais ingeridos devem ser integrais e ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a dieta.

Só tome cuidado: essas alterações não podem ser feitas sem orientação médica. Quando um paciente altera a dieta com sucesso ele consegue melhora no seu quadro de refluxo e ainda pode perder peso, aliviando um dos fatores de risco para a doença, a obesidade. Porém, sem boas indicações, ele pode acabar com deficiências de nutrientes essenciais para a saúde. Quer conseguir um bom tratamento? Consulte um médico e siga as orientações.

Os comentários estão encerrados.