Você ou alguém conhecido apresenta sintomas, como dificuldade para evacuar, para eliminar eliminar gases, inchaço, dor abdominal e náuseas? Se a resposta foi sim para um ou mais desses sintomas é possível que seja um quadro de obstrução intestinal. Para entender o que é o problema, seus principais sintomas e como ocorre o tratamento continue a leitura!
O que é obstrução intestinal?
A obstrução intestinal acontece quando algum fator bloqueia a passagem do intestino, impedindo o tráfego dos alimentos digeridos, gases e secreções digestivas produzidas pelo órgão. Esse acúmulo de substâncias aumenta a pressão no interior do órgão e surge o risco de complicações, como perfuração do intestino, infecção generalizada e morte do tecido. Por isso, recomenda-se buscar ajuda médica imediatamente nesses casos.
Causas da obstrução intestinal
A obstrução intestinal pode ter diversas causas. Pacientes que já passaram por operação abdominal pode sofrer com aderências de tecido nas paredes intestinais. Em outros casos, o problema surge por causa de um tumor ou hérnia abdominal. O intestino grosso é especialmente sujeito a tumores o que, inclusive, podem ser a manifestação de um câncer.
Outras possíveis causas de obstrução intestinal incluem:
Dependendo da causa a pessoa sofre com obstrução completa ou parcial do órgão. Apesar da parcial possuir sintomas mais brandos, os dois quadros exigem atenção imediata de um especialista.
Sintomas
Além do sintoma mais comum de parar de eliminar fezes e gases, o indivíduo com obstrução intestinal também sofre com dores abdominais, inchaço, diminuição do apetite, náuseas e vômitos. Os tipos de sintoma variam de acordo com a parte do intestino obstruída. Quando o intestino delgado é afetado, a pessoa sente vômito e náusea, já no caso do intestino grosso a dificuldade para evacuar e eliminar gases é mais comum.
Tratamento
O tratamento para obstrução intestinal depende muito da causa e da gravidade dos sintomas. Mesmo quem possui sintomas leves precisa buscar auxílio médico em um hospital, já que tentar usar laxantes pode piorar o quadro. Quem possui obstrução parcial pode fazer o tratamento com reposição de líquido por via intravenosa, assim como repouso intestinal e jejum. Em casos de obstrução completa é preciso realizar uma cirurgia para eliminar a causa e permitir a passagem de fezes novamente. Pacientes que não são atendidos rapidamente podem sofrer complicações, como perfuração do intestino e infecção generalizada.