Gestação após a cirurgia bariátrica: atenção redobrada.

Refluxo gastroesofágico: sintomas, causas e tratamento
08/04/2018
Atividade física antes e após a bariátrica
11/05/2018
Exibir tudo

Gestação após a cirurgia bariátrica: atenção redobrada.

Quem realiza a cirurgia bariátrica passa por uma mudança de vida. A perda de peso traz benefícios estéticos, melhora a autoestima, previne doenças crônicas e até serve de tratamento para doenças já existentes. Considerando que cerca de 80% das pessoas operadas são mulheres em idade fértil, sobra uma dúvida: é possível engravidar após a cirurgia?

Apesar das preocupações, a cirurgia bariátrica não coloca a capacidade de engravidar da mulher em risco. Pelo contrário, a cirurgia ajuda mulheres obesas que antes se consideravam inférteis a recuperarem sua fertilidade e a engravidar de maneira segura. Nesse artigo você descobrirá que é sim possível engravidar após a bariátrica e que a gravidez pode ser completamente segura.

Riscos impostos pela obesidade

Antes de comentar como a cirurgia bariátrica muda as perspectivas da mulher engravidar, vale a pena falar sobre os problemas impostos pela obesidade. Antes da cirurgia a mulher obesa possui chances muito maiores de desenvolver hipertensão durante a gravidez e diabetes gestacional. Também é possível que ela desenvolva trombose e problemas na tireoide e até deficiências nutricionais.

Os problemas causados pela obesidade também prejudicam bastante o bebê. Muitas mulheres obesas demoram a perceber a gravidez já que o sobrepeso deixa a menstruação desregulada. Assim, é comum que mães nessa condição demorem a começar a correção de deficiências nutricionais que afetam muito o desenvolvimento do feto.

Fertilidade após a cirurgia bariátrica

Boas notícias para as mulheres que passaram pela cirurgia e querem engravidar: a perda de peso só aumenta a fertilidade. Após perder peso com a bariátrica a mulher consegue regular sua ovulação e produção de hormônios. Além disso, as mudanças na aparência e autoconfiança melhoram o desejo sexual e aumentam as chances de gravidez.

A bariátrica também é responsável por combater os riscos da gravidez na obesidade. Com a mulher mais próxima de seu peso ideal e com um acompanhamento nutricional adequado ela pode engravidar e ter seu filho completamente saudável.

Recomendações para uma gravidez segura

Após a cirurgia de redução, a mulher pode sim engravidar e conseguir seguir a gestação sem complicações. Mas o mais recomendado é que ela adote um método contraceptivo durante os primeiros 12 a 18 meses e só busque a gravidez após isso. É nesse período que a paciente passa pela maior perda de peso após a cirurgia e é quando ocorrem as regulações hormonais. Recomenda-se evitar a gravidez nesse tempo para garantir a maior perda de peso possível com a bariátrica e diminuir as chances de complicações durante a gestação.

Passados os primeiros 18 meses a mulher deve buscar a ajuda de um nutricionista para corrigir suas deficiência nutricionais. Ela também deve seguir o pré-natal corretamente e realizar todos os exames, assim como qualquer outra mãe. O acompanhamento médico é sempre importante para garantir a saúde da mãe e do feto

Os comentários estão encerrados.