A colostomia é um procedimento realizado para pacientes que possuem algum tipo de obstrução intestinal. Antes de realizar a cirurgia, o médico indica uma dieta de adaptação para que o corpo esteja pronto para o procedimento. Logo após, alguns imaginam que podem manter sua alimentação normal, mas o intestino precisa de um tempo para se adaptar às novas condições. Para evitar incômodos, é importante realizar algumas adaptações na dieta. Confira algumas dicas para quem tem bolsa de colostomia.
Alimentação regular
Recomenda-se que pacientes colostomizados comam em porções menores, mas isso não significa comer menos. Ele deve comer pequenas refeições várias vezes ao dia para que o sistema digestivo consiga digerir melhor os alimentos e absorver seus nutrientes. Se você quiser comer algo que realmente goste, mas que não cai bem no intestino, tente comê-lo em porções pequenas para que o organismo se acostume.
Boa mastigação
Como o intestino está fragilizado após a cirurgia e ainda em período de adaptação, pode existir dificuldade para digerir alimentos mal mastigados. Quem tentar comer rápido sem mastigar muito pode perceber inchaço e desconforto, além de aumento na quantidade de gases eliminados.
Hidratação
Logo após a cirurgia de colostomia a hidratação é ainda mais importante. O recomendado é tomar de seis a oito copos de líquido diariamente. Dê preferência para água e evite bebidas açucaradas, como refrigerante, que podem irritar o sistema digestivo. Chás e isotônicos também são uma boa opção.
Evite alimentos que causam desconforto abdominal
Se antes da cirurgia você sentia desconforto, gases ou até tinha diarreia depois de comer certos alimentos, tome cuidado para evitá-los após a colostomia. O intestino está mais fragilizado e precisa de tempo para se recuperar e essas alimentos provavelmente causarão irritação.
Cuidado com medicamentos
Depois da cirurgia, seu corpo pode alterar a forma de absorver medicamentos. Por isso, nunca tome medicamentos por conta própria, pois mesmo algo simples, como uma aspirina, pode irritar o intestino. Se for necessário tomar medicamentos, consulte com o médico responsável para saber se é seguro.