Cânceres de intestino: causas, sintomas, cuidados e tratamentos

Quais doenças a obesidade pode causar
15/06/2018
Pancreatite: sintomas e tratamentos.
21/08/2018
Exibir tudo

Cânceres de intestino: causas, sintomas, cuidados e tratamentos

O câncer de intestino é bastante comum, sendo o terceiro que mais acontece em homens e segundo nas mulheres. Apesar de ser dividido em intestino grosso e delgado, grande parte dos casos de tumor ocorre na parte grossa do órgão. Essa é a região responsável por absorver a água e eliminar resíduos que surgiram durante a digestão para formar as fezes. Quando detectado precocemente, o câncer intestinal tem bom prognóstico de cura.
Como surge o câncer de intestino
Na maioria das vezes o câncer é, a princípio, uma lesão benigna na superfície do órgão. Essas lesões são chamadas de pólipos e pode ser removidas para prevenir a formação do tumor. Quando não tratada, o tecido se transforma num câncer intestinal.
Durante a fase da lesão benigna, e mesmo no início do desenvolvimento do tumor, o corpo não apresenta sintoma algum. Por isso muitos paciente acabam convivendo com o câncer por anos até que surjam os primeiros sintomas. Só os exames ajudam na prevenção. Eles devem ser realizados em qualquer um que pertença ao grupo de risco, que inclui:
  • Pessoas acima dos 50 anos;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Histórico familiar de câncer;
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Doença de Crohn.

Os exames ajudam a identificar a lesão ainda na fase de pólipo, quando o tratamento é simples e eficiente.

 

Sintomas

Como mencionado anteriormente, o câncer de intestino raramente apresenta sintomas nas fases iniciais. Mesmo quando ele começa a tornar-se sintomático, a maioria dos pacientes não percebe. Sua principal característica é o sangramento anal, que boa parte dos indivíduos pode atribuir a hemorroidas e outros problemas. Até alguns médicos confundem os sintomas e demoram a iniciar o tratamento. O tumor também causa:

  • Alteração no ritmo intestinal;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Fraqueza;
  • Anemia;
  • Emagrecimento rápido.

Tratamento do câncer de intestino

Nos estágios iniciais o mais recomendado é realizar a cirurgia. Ela retira o câncer do intestino e tem altas chances de cura, porém só é eficiente antes do tumor tornar-se grande demais para retirar ou quando já criou metástases. Nessas fases o câncer já se espalhou e deve ser controlado através de quimioterapia. Ela pode acontecer através da ingestão de comprimidos ou injeção. Ela também pode ser administrada antes da cirurgia para facilitar a retirada do tumor.

Apesar de ser tratável, é recomendado realizar anualmente exames preventivos, como a colonoscopia. Durante esse exame é possível identificar o câncer ainda em seus estágios iniciais, mesmo sem a presença de sintomas. Se ainda não existir um tumor, mas sim a lesão intestinal, o médico consegue retirá-la durante o próprio exame. É uma forma bastante eficiente de prevenir o câncer.

Os comentários estão encerrados.