Os exames ajudam a identificar a lesão ainda na fase de pólipo, quando o tratamento é simples e eficiente.
Sintomas
Como mencionado anteriormente, o câncer de intestino raramente apresenta sintomas nas fases iniciais. Mesmo quando ele começa a tornar-se sintomático, a maioria dos pacientes não percebe. Sua principal característica é o sangramento anal, que boa parte dos indivíduos pode atribuir a hemorroidas e outros problemas. Até alguns médicos confundem os sintomas e demoram a iniciar o tratamento. O tumor também causa:
Tratamento do câncer de intestino
Nos estágios iniciais o mais recomendado é realizar a cirurgia. Ela retira o câncer do intestino e tem altas chances de cura, porém só é eficiente antes do tumor tornar-se grande demais para retirar ou quando já criou metástases. Nessas fases o câncer já se espalhou e deve ser controlado através de quimioterapia. Ela pode acontecer através da ingestão de comprimidos ou injeção. Ela também pode ser administrada antes da cirurgia para facilitar a retirada do tumor.
Apesar de ser tratável, é recomendado realizar anualmente exames preventivos, como a colonoscopia. Durante esse exame é possível identificar o câncer ainda em seus estágios iniciais, mesmo sem a presença de sintomas. Se ainda não existir um tumor, mas sim a lesão intestinal, o médico consegue retirá-la durante o próprio exame. É uma forma bastante eficiente de prevenir o câncer.