Atividade física antes e após a bariátrica

Gestação após a cirurgia bariátrica: atenção redobrada.
01/05/2018
Quais doenças a obesidade pode causar
15/06/2018
Exibir tudo

Atividade física antes e após a bariátrica

Todos sabem da importância da atividade física para manter o corpo saudável, mas pacientes que estão prestes a passar por uma bariátrica ou que já fizeram o procedimento têm uma preocupação a mais. Seria seguro praticar essas atividades antes e depois de realizar a cirurgia bariátrica?

Benefícios das atividades físicas antes da cirurgia bariátrica

Muitos pacientes procuram a bariátrica como última solução para perder peso. Eles já tentaram, sem sucesso, dietas, nutricionistas e vários programas de treinamento físico. Então, farão a cirurgia para recuperar a saúde e perder peso. Mas isso não quer dizer que quem decidiu realizar a cirurgia deva deixar o exercícios físicos, esperando ociosamente até fazê-la.

A atividade física possui diversos benefícios que vão além da perda de peso. Ela ajuda a regular a pressão arterial que costuma estar alterada em obesos. Também melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, deixando o corpo mais preparado para o processo cirúrgico. Além disso, quem vai realizar a cirurgia consegue começar a alterar seus hábitos de vida através do exercício físico. No período pós-operatório quem deixou o corpo mais preparado através das atividades físicas consegue retomar a vida normal com muito mais rápidez.

Só existem alguns cuidados que o paciente obeso precisa tomar na hora de escolher e praticar sua atividade física. O médico precisa avaliar sua condição de saúde para ajudar a decidir qual é a modalidade mais segura.

Benefícios dos exercícios após a cirurgia

Tudo correu bem durante o processo cirúrgico, o paciente terá uma grande perda de peso nos primeiros meses e, finalmente, sentirá a diferença em sua massa corporal. Mas mesmo com a perda de peso, ainda é recomendado que quem passou pelo procedimento pratique exercícios físicos.

O primeiro motivo é para diminuir a perda de massa magra causada pelo emagrecimento rápido. O paciente precisará de um programa de treinamento para fortalecimento e ganho de flexibilidade e mobilidade. A longo prazo, a prática de atividade física serve para manter o peso estável e evitar que o paciente volte a engordar. Tudo isso sem contar todos os benefícios que a prática de exercícios físicos trazem para a saúde.

Logo depois da cirurgia bariátrica o paciente deve respeitar o tempo de repouso determinado pelo médico. Passado esse período, já é possível começar a introduzir as atividades físicas na rotina. Isso deve acontecer de forma gradual, começando com atividades leves, como uma caminhada. Aos poucos, o nível e intensidade das atividades vai melhorar.

É muito importante que o paciente compreenda que adotar a prática de exercícios físicos não deve ser algo momentâneo. Eles realmente ajudam muito na reabilitação durante o pós-operatório, mas também são essenciais para manter uma vida saudável. Depois que o indivíduo começar a se exercitar, não deve mais parar.

Os comentários estão encerrados.