Conheça os riscos do consumo exagerado de fast food para o sistema digestivo com estas dicas de gastro belem

Qual a melhor dieta para evitar o refluxo?
18/01/2019
Intolerância à lactose? Procure um gastroenterologista em belem
04/04/2019
Exibir tudo

Conheça os riscos do consumo exagerado de fast food para o sistema digestivo com estas dicas de gastro belem

Fast foods são alimentos práticos, que podem ser preparados num curto espaço de tempo e consumidos rapidamente. Foi com esse conceito que surgiram pizzas, lanches e salgadinhos. No entanto, acostumamo-nos tanto com sua presença que atualmente eles são um hábito alimentar diário em algumas regiões, como na maior parte dos Estados Unidos e em muitos centros urbanos do Brasil. Não existe nada de errado em comer um combo de sanduíche num dia especialmente atarefado, mas fazer isso com frequência pode prejudicar muito seu corpo.

Para te incentivar a comer cada vez menos fast foods e fazer escolhas mais saudáveis, separamos alguns dos muitos riscos de consumir esses alimentos para a saúde.

Desnutrição

Não é porque você comeu dois hambúrgueres e está com o estômago prestes a estourar que suas necessidades nutricionais foram supridas. Na realidade, esses alimentos são extremamente pobres em nutrientes essenciais para a vida e o desenvolvimento, apesar de terem açúcar e gorduras em excesso. Quem consome fast foods com muita frequência acaba com problemas nutricionais por não ingerir a quantidade adequada de vitaminas, carboidratos integrais e outras substâncias. Em crianças o problema é ainda mais grave, já que a nutrição adequada ajuda no seu desenvolvimento físico e mental.

Obesidade

Alimentos com baixo valor nutricional, mas cheios de gordura, carboidratos refinados e açúcar são a receita perfeita para a obesidade. O consumo em excesso de fast foods é comprovadamente uma das maiores causas do aumento de obesidade no mundo. Nos EUA, um dos campeões no consumo desses alimentos, em 1994 23% da população já era considerada obesa, número que subiu para 30% em 1999 e não para de crescer até hoje. A obesidade já é considerada uma epidemia mundial, de acordo com a OMS, e aumenta os riscos de desenvolver uma série de doenças crônicas.

Doenças cardíacas

Hambúrgueres, batatas fritas e outros tipos de fast foods são ricos em sódio e gordura que, com o tempo, prejudicam muito o sistema venoso e arterial. A gordura que não é absorvida pelo corpo se acumula pelas artérias e pode gerar bloqueios, aumentando as chances de desenvolver doenças coronárias. O sódio também é responsável por aumentar a pressão arterial, fator de risco para o desenvolvimento de vários tipos de doenças e de hipertensão, um problema crônico.

Diabetes

Não são só os refrigerantes e sobremesas oferecidas junto do fast food que são cheias de açúcar, mas também os pães e massas utilizados nos lanches. O excesso de consumo de farinha refinada combinado com todas as outras fontes de açúcar aumentam o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Nos EUA, já são mais de 24 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes e 54 milhões com pré-diabetes.

Talvez comer um lanche pareça uma solução rápida e gostosa para sua alimentação, mas está longe de ser ideal. Quem deseja prevenir obesidade e uma série de doenças crônicas deve evitar esse tipo de alimento e sempre dar preferência a pratos ricos em nutrientes e pobres em gorduras, carboidratos brancos e açúcares.

Os comentários estão encerrados.